domingo, 24 de janeiro de 2010

Orgulho



Cara, hoje eu cheguei a conclusão que mesmo as melhores e mais estruturadas amizades tem fim por motivos idiotas, um deles é o orgulho.
Vejo pelo exemplo do meu pai e um antigo amigo dele. Ano passado os dois tiveram uma discussão sobre um assunto INÚTIL. E por causa do orgulho dos dois estão sem se falar até hoje.
Agora eu me pergunto: Isso pode acontecer em qualquer amizade? Bom, depende das duas pessoas. Existem basicamente dois tipos: As orgulhosas, que não pedem desculpas e as, que pra não perderem a amizade, sempre vão tentar se reconciliar. Esse segundo tipo acaba se passando por idiota, não me perguntem porque, enquanto o primeiro tipo, o orgulhoso, sempre acaba com a moral lá em cima. Mas quando os dois amigos são orgulhosos, sozinhos é que eles não vão voltar a se falar.
Meu pai e esse amigo já brigaram uma vez e minha mãe que fez os dois de reconciliarem, mas minha mãe desistiu. Sério, parecem duas crianças, duas crianças adultas, pais de adolescentes e que não abrem mão de um orgulho besta pra voltarem a se falar.
E o pior é que esse orgulho acaba sendo passado para os filhos. Quantas vezes eu já fui o segundo tipo de pessoa, meu Deus, agora relembrando me dá vontade de rir. Até que meu pai veio conversar comigo sobre isso e minha vida mudou completamente.
Aprendi com ele que a gente tem sempre que ter um pouco de cada tipo. Um pouco de orgulho, pra não ser humilhado sempre e um pouco de humildade, pra saber reconhecer seus erros e acabar não fazendo papel de idiota orgulhoso.
E é logo o cara que me falou isso, que agora tá aí, brigado com o melhor amigo há meses. E o pior é que eu e minha mãe acabamos saindo prejudicadas com essa briga, pois estamos longe da mulher do ex-melhor amigo do meu pai(tentem acompanhar meu raciocínio, ok?) que assim, como o melhor amigo do meu pai, era praticamente da família.
E depois a gente que tem que seguir o exemplo e obedecer nossos pais? Ok Cláudia, senta lá, viu!
Depois meu pai ainda se incomoda com meu gênio forte.

2 comentários:

Arthur Marino disse...

É, ja vi o orgulho acabar com muitas amizades que pareciam durar pra sempre...

A reflexão é ótima, os dois lados tem que 'deixar de bobeira' e cederem.

;)

Juhli disse...

Pior que é bem assim mesmo, eu sou do tipo mista agora, mas já fui de ser a parte q nunca abre mão.
Engraçado, quanto mais a gente cresce, mais bobos vamos ficando.